sábado, 28 de março de 2015

As ervas aromáticas na sua cozinha

    As  ervas aromáticas  na cozinha têm a capacidade de transformar os nossos pratos em deliciosos manjares, são ideais para temperar ensopados e potencializar o sabor de qualquer receita . 
  Existem muitos tipos de  ervas aromáticas, mas a verdade é que estas podem ser classificadas em dois tipos: as  frescas e as secas.

    As  ervas  aromáticas frescas têm sabores e aromas mais suaves. Geralmente são utilizadas como vegetais frescos, isto é, como folhas verdes. Não podem ser conservadas por muito tempo, o ideal é serem colhidas no mesmo dia em que vão ser usadas.

  As  ervas aromáticas secas são secas através de diferentes processos. Estas têm como vantagens, a concentração dos sabores naturais e a sua conservação por muito mais tempo.

Manjericão


 Uma das erva aromática mais utilizadas na cozinha italiana e francesa .é também usada nas saladas e em diversos molhos - sendo o pesto o mais conhecido. 
  É um tipo de erva que, apesar de ser também utilizada seca, é fresca que  podemos aproveitar ao máximo o seu agradável sabor.
  Atenção:Só para fazer o pesto é que as folhas de manjericão devem ser cortadas, nos outros casos, rasgue-as com os dedos, em pequenos pedaços para não perderem a cor. E adicione-a no final, para que conserve o sabor. 


Louro


  O  louro  pode ser utilizado fresco ou seco, para dar sabor aos caldos, molhos e peixes. Geralmente, as folhas são retiradas antes de servir o prato.
  Se extrair a nervura central das folhas e estas forem finamente picadas,vão produzir um magnífico efeito nos molhos com natas e ovos.
  Nos cremes doces, faz-se uma infusão das folhas inteiras em leite quente, antes  de levar ao lume.

Hortelã


  A hortelã tem uma vasta gama de sabores dependendo da sua  variedade. Esta erva é usada ,essencialmente, na cozinha oriental.
  Na cozinha é  usada em assados e estufados de borrego,sopas e nas almôndegas. A hortelã picada também pode ser espalhada sobre legumes cozidos. 
  Tem um sabor interessante quando adicionada a molhos picantes de frutas e especiarias, a groselha negra, ameixas e outros frutos em calda. Fica ótima nas saladas de fruta e acompanha perfeitamente o chocolate e o iogurte.



Salsa

  Tradicionalmente é utilizada como guarnição, a salsa fresca também dá um excelente sabor a sopas e molhos.
  É muito comum nos pratos da cozinha mediterrânea e podemos utilizá-la em todo tipo de peixes e nas tortilhas.
  Existem duas variedades, uma com folhas lisas ou outra com as folhas frisadas, sendo a primeira mais decorativa e de sabor mais forte.
  A salsa também pode ser frita e servida com o peixe,reduzida a puré, e misturando-a com manteiga obtêm-se um molho para servir com frango ou vitela.  

  Dica: Muita salsa picada, um pouco de alho esmagado e azeite extra virgem  aromatizado constituem um excelente toque de acabamento para pratos de carne e peixe grelhados.

Oregãos


  Esta erva aromática é muitíssimo utilizada na cozinha mediterrânea, e particularmente na cozinha italiana em todos os tipos de massas.
  Os oregãos são uma erva que fica melhor seca do que  fresca. Esta erva é utilizada  na carne, frango, legumes, queijo e ovos. 


Coentro


   Em muitos países é utilizado como a salsa, mas podemos encontrar sua presença sobretudo na cozinha mediterrânea, indiana, latino-americana, chinesa e do sudeste asiático.
  As folhas, as raízes, os caules e as sementes desta erva, fortemente aromática, têm gostos diferentes. As folhas frescas tem um gosto exótico e são utilizadas na salada, arroz e decoração de pratos. 
  Pode cozinhar as raízes e os caules nos estufados e sopas, mas retire-as antes de servir.


Alecrim



   O  alecrim  é utilizado como erva aromática seca já que, ainda que algumas pessoas cozinhem com alecrim fresco, costuma deixar um sabor bastante amargo. 
 É uma erva aromática muito apropriada para todo tipo de carnes assadas e peixe.
 Mas como possui um sabor intenso deve use-lo com moderação e finamente picado pelo que convém. Experimente-o em infusão em pratos doces, como cremes, molhos doces, xaropes e gelado de baunilha.

Tomilho

    

  O  tomilho  é uma erva com características semelhante ao alecrim. Na cozinha é  utilizado com todo o tipo de carnes, sopas e ensopados e também é utilizado como aromatizante de azeites e vinagres ou em temperos ou molhos.É adequado para pratos de longa cozedura e estufados. 
    Ao contrário da maior parte das ervas, o tomilho é tão bom seco como fresco. Use com moderação porque o seu sabor se sobrepõe facilmente a todos os outros.
  


Cebolinho


   Uma planta bolbosa cujas folhas verdes e flores azuladas e esféricas têm um sabor picante a alho-porro .
   Os caules, de cor verde-viva,têm um gosto a cebola, o que faz deles uma guarnição ideal para saladas, sopas de tomate, recheio de batatas assadas e pratos de ovos. 


Alho

   O alho é um ingrediente muito aromatizante e  dos mais apetitosos. Pode ser usado com quase todos os ingredientes. Quando cru ou pouco cozinhado, o seu gosto é forte e intenso, mas, quando cozinhado durante muito tempo em lume brando, o alho torna-se suave e doce. 
    Por isso, alguns pratos ou molhos necessitam apenas de uma pequena quantidade de alho, enquanto os pratos de cozedura prolongada beneficiam uma mais quantidade de dentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Design by Wordpress Templates | Bloggerized by Free Blogger Templates | Web Hosting Comparisons| Blogspottemplate | Wpthemesbest