quarta-feira, 18 de março de 2015

Óleo essencial - Lavanda


    É o óleo mais usado na aromaterapia, e o mais versátil. O mais útil dos óleos, em termos terapêuticos, uma vez que possui propriedades sedativas, antissépticas, analgésicas e calmantes. 



Propriedades terapêuticas:


Sistema respiratório:está indicado para uma série de problemas de saúde – bronquite, asma, constipação, infecções da garganta e tosse.

Sistema circulatório: Consegue baixar a tensão arterial e impedir as palpitações

Sistema digestivo: poderoso no tratamento de perturbações  digestivas – flatulência, cólicas, náuseas, vómitos. Estimula a produção da bílis e ajuda na digestão das gorduras.

Sistema genito-urinário: Ajuda a aliviar a retenção de fluidos e pode aliviar o desconforto da cistite. pode ser útil no parto,para ajudar nas contrações e como analgésico, mas deve ser evitado nos primeiros meses de gravidez.

Sistema musculo-esquelético: utilizado para aliviar dores reumáticas, musculares, artrite e dores menstruais.

Sistema nervoso: tem um efeito extremamente tranquilizante, perfeito para acalmar os nervos e aliviar a tensão, sendo ainda eficaz no tratamento da depressão, ansiedade, dos ataques de pânico, dores de cabeça, enxaquecas e insónias. Excelente no tratamento da insónia: basta uma gota no travesseiro para que seus efeitos sejam sentidos.

Ambiental: Um bom antisséptico e repelente de insetos como as traças. 

Sistema tegumetar (inclui pele, unhas , pelos e glândulas): remédio clássico para queimaduras e ferimentos, sendo utilizada também para tratar, acne, dermatite, eczema, e psoríase.  A lavanda alivia a doe, cicatriza e regenera a pele. É antisséptico e um excelente antídoto contra picadas de abelhas, formigas e outros insetos. Bom para caspa e queda de cabelo. Como é hipoalergenico, pode ser usado no banho de bebés: duas gotas diluídas em leite são suficientes para cuidar de pequenas irritações da pele, além de acalmar.

Emocional: o aroma puro e fresco transmite leveza que ajuda a soltar os pensamentos fixos e refresca a cabeça, restabelecendo o equilibro mental. Reforça a criatividade e a facilidade de decisão para direcionar os rumos da vida. Diminui os pensamentos repetitivos, permitindo sonhos agradáveis.

Contra-indicações: 

    Embora seja geralmente seguro para todas as idades, alguns portadores de rinites ou asmas podem ser alérgicos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Design by Wordpress Templates | Bloggerized by Free Blogger Templates | Web Hosting Comparisons| Blogspottemplate | Wpthemesbest