Tenha o seu jardim aromático ,em casa, e beneficie dos seus poderes olfativos e dos sabores frescos, para utilizar na sua cozinha Vamos deixar-lhe aqui o modo de cultivo e os cuidados a ter na plantação de algumas ervas aromáticas.
Cebolinho
O cultivo do cebolinho exige um solo rico em nutrientes e de elevada exposição solar.
Na Primavera e no Verão aconselha-se a ter o cebolinho no exterior e deve ser regado várias vezes e em pouca quantidade ( praticamente todos os dias). No Outono, retira-se a planta da terra e coloca-se num vaso, para continuar a desenvolver, mesmo no Inverno.
A colheita deve ser moderada, uma vez que a sua folhagem é frágil e enfraquece com facilidade.
Coentros
Os coentros são semeados em Abril e devem ser regados com pouca água,mas muitas vezes,ou seja, sempre que a superfície esteja seca.
Coloque-o num lugar quente e com luminosidade, mas protegida do vento.
Depois de florescer em Junho, as sementes tem um período de maturação até ao Outono – nessa altura, colhe-se os coentros antes de espigarem, senão, as suas folhas caem.
Depois de florescer em Junho, as sementes tem um período de maturação até ao Outono – nessa altura, colhe-se os coentros antes de espigarem, senão, as suas folhas caem.
Hortelã
A hortelã deve ser plantada em Março ou Abril num vaso e coloque-a no parapeito exterior da janela, mas resguarde-a do sol direto.
Quando os caules atingirem pelo menos 8 cm de altura, comece a cortá-los, mas não com muita frequência.
Regue-a com abundância entre a Primavera e o Outono, mas pouco durante o Inverno. Pouco tolerante em relação ao Inverno, e está no seu auge nos meses mais quentes do ano. Para que consiga ter hortelã todos os anos, transplante-a todas as Primaveras.
Manjerição
O manjerição é plantado com recurso a sementes e deve ser regado frequentemente mas em poucas quantidades.
Coloque-o num local quente e com bastante luminosidade.
A colheita deve ser sempre feita a partir da zona superior da planta, um gesto que favorece a sua produção. Deve ser replantada de 4 em 4 anos.
É otimo ter em casa porque o seu aroma afasta moscas e mosquitos.
Oregãos
Para garantir o seu florescimento, a poda é feita na Primavera, prolongando-se o seu cultivo até ao Inverno. Mas no inverno tem de ser protegida da geada .
Esta planta não gosta de muita água,por isso só deve ser regada quando o solo estiver muito seco.
Salsa
A salsa é das plantas aromáticas mais populares na gastronomia . Esta planta suporta bem as flutuações de temperatura, ou seja ,subsiste tanto no Verão como no Inverno . Nas no inverno deve ser resguardada da geada.
Não rege em demasia, deve ser feita com frequência mas em poucas quantidades.
Quando estiver florescida, dá-se a maturação das sementes e, no final, a morte da planta – por este motivo, deve-se alterar o local de cultivo da salsa.
A salsa pode ser suscetível a pragas, por isso deve plantar cebolinho ao seu lado desta.
Tomilho
O Tomilho adapta-se a solos drenados e muitos secos. O excesso de humidade no solo contribui para o seu apodrecimento e morte precoce. Evitar regar nas horas de maior calor e só quando o solo estiver muito seco.
Floresce a partir de Maio, apresentando pequenas flores azuis, pode ser colhido nesta fase, uma vez que é quando apresenta o melhor paladar.
A sua poda deve ser feita a seguir da floração e com frequência para um crescimento vigoroso.
A sua poda deve ser feita a seguir da floração e com frequência para um crescimento vigoroso.
Esta erva não tem uma época específica para a colheita, logo , pode ser feita em qualquer altura do ano.
O tomilho subsiste tanto no Verão como no Inverno, mas na época das geadas tem de ser protegido.
O tomilho subsiste tanto no Verão como no Inverno, mas na época das geadas tem de ser protegido.
Alecrim
O alecrim é uma planta que precisa de luminosidade pelo menos, cinco horas por dia.
Apesar de se adaptar a qualquer tipo de solo, variedade prefere os que são secos, arenosos e bem drenados.
As sua regas, após o plantio, devem ser feitas frequentemente enquanto as plantas são jovens para que o solo se mantenha húmido. Quando elas estiverem bem desenvolvidas, a irrigação deve ser espaçada, permitindo que a terra seque nos intervalos, já que a variedade é bastante resistente a períodos de seca.
A sua colheita deve ser feita 90 dias após o plantio . O ideal é que ela ocorra somente a partir do segundo ou terceiro ano de cultivo para não prejudicar o desenvolvimento da planta, retirando-se apenas a metade dos ramos.
Louro
O louro precisa de muito sol para poder crescer, por isso antes de o plantar deverá escolher o lugar mais apropriado para que possa receber os raios solares.
Tenha em conta que a geada poderá danificar o louro, por isso protege-o .
Esta planta requer solos secos com uma boa drenagem para que as raízes do louro não fiquem encharcadas e fiquem podres.A rega do louro deverá ser moderada.
Quanto à poda, destacamos que o louro é uma árvore ideal para dar a forma que mais goste.
Sem comentários:
Enviar um comentário