O cogumelo Shiitake é conhecido pelas suas capacidades curativas. Destacando-se dos outros cogumelos devido ao seu alto teor em vitaminas e substâncias que fortalecem o sistema imunológico.
Devido as suas propriedades medicinais é conhecido como "elixir da vida" e como um potente afrodisíaco.
O cogumelo Shiitake tem sido usado como um símbolo de longevidade nos países asiáticos graças aos seus benefícios para a saúde.
Ajuda no combate ao cancro
O cogumelo Shiitake contem uma substância ativa chamada Lentinula, que não só ajuda no reforço do sistema imunitário como também é inibidor do desenvolvimento de células cancerígenas.
Os vários estudos realizados mostraram diversos efeitos que vão desde a redução e abrandamento do crescimento, até à regressão da proliferação do tumor. O seu uso está muito ligado à ajuda contra o cancro gástrico.
Reduz o Colesterol
O shitake contém eritadenina, um uma substância que atua como regulador da taxa de colesterol no sangue.
Fortalece o Sistema Imunológico
Combate inúmeras doenças causadas por vírus, bactérias ou outros fungos.
Controla a Pressão Arterial
Uma pressão arterial elevada significa que o coração tem que fazer um esforço maior, o que pode levar a situações de AVC. Estudos preliminares sugerem que o consumo regular de cogumelos Shiitake pode impedir o aumento da pressão arterial.
Previne Tromboses
Uma redução significativa das tromboses – formação de coágulos de sangue que impedem a circulação sanguínea – por indivíduos que consomem regularmente óleo de cogumelo Shiitake.
Ajuda a emagrecer
O shitake é um excelente alimento para fazer parte de uma dieta de emagrecimento porque para além de ser pouco calórico (34 calorias a cada 100g), fornece ao organismo uma boa quantidade de fibras.
Combate os Radicais Livres
Os radicais livres são indispensáveis à vida, mas em excesso podem causar uma série de complicações, desde o envelhecimento precoce até ao cancro.
As substâncias capazes de combater esse excesso de radicais livres são chamadas de antioxidantes, e podem ser encontradas em abundância no shiitake.
Contra indicações
- O consumo em excesso pode provocar diarreia ,inchaço abdominal e erupções cutâneas;
- Não são recomendados para quem sofre de gota nem de pedras nos rins;
- Deve ser evitado por pessoas que possuem condições de saúde deficientes.
Sem comentários:
Enviar um comentário