Para aliviar a cólica indesejável de todo mês, é muito comum que as mulheres recorram a populares alternativas terapêuticas não medicamentosas, como bolsa de água quente ou chás de ação anti-inflamatória e calmante. Contudo, além destas famosas terapias caseiras para o alívio da dor, ainda temos outras alternativas não tão populares assim.
Uma delas é a massagem, um tratamento fisioterapêutico que pode aliviar e até mesmo acabar com a cólica menstrual.
Para iniciar a massagem deve-se abrir a roupa, deixando a pele da barriga exposta e friccione um pouco de óleo na palma das mãos, até ele aquecer.
Em seguida deve-se passar o óleo na região dorida, suavemente para não piorar a cólica. No entanto, a massagem deve ter alguma pressão para que possa mobilizar a circulação sanguínea.
Inicialmente, deve-se fazer movimentos circulares, no sentido do relógio ( Imagem I). Depois, os movimentos devem ser feitos de cima para baixo (Imagem II).
Esta massagem deve ser realizada com a mulher deitada, mas se não for possível, pode-se realizar a massagem estando recostada numa cadeira, de forma a que fique confortável.
Existem técnicas de massagem profissional que utilizam o calor (como a massagem de pedras) que têm um ótimo efeito contra as dores e os inchaço tão comuns no período menstrual.
Imagem I |
Imagem II |
Sem comentários:
Enviar um comentário