Os óleos essenciais são substâncias puras e aromáticas extraídas das plantas. Normalmente,considerados a “alma” da planta.
Óleos essenciais são substâncias voláteis extremamente concentradas, que possuem princípios ativos de acordo com suas composições químicas. Eles diferem consoante a espécie da planta, país de origem, altitude a que a planta cresce, solo e até a hora do dia em que é colhido. Dependendo da planta, o óleo essencial terá características diferenciadas de aroma, cor e densidade.
Os óleos essenciais podem ser usados diluídos, através de massagens, cremes, loções, gel ou puro, através da inalação. Não devem ser usados no seu estado puro a não ser que sob conselhos de um aromaterapeuta qualificado. A lavanda é um dos poucos exemplos que pode ser diretamente aplicado na pele, sem qualquer tipo de diluição.
O objetivo é proporcionar bem estar físico e emocional, já que possui diversos componentes químicos terapêuticos.
Os óleos essenciais são extremamente preciosos pois são sensíveis à luz. Eles são normalmente comercializados em pequenas garrafas de vidro escuro. Como também evaporam muito facilmente, a tampa deve ser colocada imediatamente após o uso.
Atenção: Óleos essenciais não são remédios, e em tratamentos médicos devem ser utilizados apenas como coadjuvantes. Não devem ser ingeridos.
Sem comentários:
Enviar um comentário